terça-feira, 5 de junho de 2012

Por que nós católicos rezamos para os santos, sendo que na Sagrada Escritura está claro que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (I Timóteo 2, 5)?

  
''Há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo'' I Timóteo 2, 5 

Pois bem, Jesus é o único mediador entre Deus e os homens e aqui então se cria um problema. Só que esse problema não é só de nós os católicos não, é um problema também para os protestantes. Por quê? Se Jesus é o único mediador, se só Ele intercede por nós diante de Deus, o que é que nos fazemos rezando um pelos outros? Por que o problema dos santos, é simplesmente um problema se é possível ou não interceder depois da morte. Depois a gente resolve esse problema. 

Mas o problema de insistir, de dizer e afirmar que Jesus é o único mediador, se você bate muito nessa tecla, você acabou com a oração de intercessão de nós já aqui na terra, vivos. Porque se só Ele é o único mediador, o que nós estamos fazendo rezando um pelos outros? Está desobedecendo a Palavra.

Mas qual é a saída?
Eu não faço ideia como é que os protestantes resolvem esse tipo de problema.

O fato é o seguinte: é que nós católicos cremos que realmente, É VERDADE SÓ EXISTE UM MEDIADOR DIANTE DE DEUS E O HOMENS! Não tem dois! SÓ EXISTE UM, ÚNICO, UM SÓ. Acontece que este único mediador, que é o Cristo não é sozinho. Em que sentido? Cristo tem um Corpo, esse corpo é a Igreja (Colossenses 1, 18), ou seja, nós cremos ou não cremos naquilo que está na Sagrada Escritura que Cristo é a Cabeça e nós somos os membros do seu corpo?

Ora, se nós somos os membros do Corpo de Cristo, então nós somos membros deste único mediador, nós somos membros deste único intercessor! Então, é por isso, que por exemplo, São Pedro pode falar que nós cristãos temos um sacerdócio santo (I Pedro 2, 9), então é por isso que o Apocalipse pode dizer que nós somos um reino de sacerdotes (Apocalipse 5, 10). Mas vão dizer: Como é possível? O único sacerdote é Jesus diz a Carta aos Hebreus! É verdade, o único sacerdote é Jesus, mas esse único sacerdote não é sozinho, Ele é a Cabeça de um Corpo.

Só existe um mediador entre Deus e os homens e é o Cristo. Mas por favor, o Cristo total, não somente um pedaço do Cristo. O Cristo todo: Cabeça e membros. Porque nós somos membros do Corpo de Cristo! Então é isso que permite a mim interceder e os protestantes intercedem um pelos outros! Mas mesmo se ele muda-se a práxis deles, seria impossível você ler a Sagrada Escritura de outra forma. Por quê?

O que é que explica que a sombra de São Pedro curava as pessoas? O que explica que quando se pegava um guardanapo que São Paulo limpou a boca, as pessoas ficavam curadas? Isso tudo está nos Atos dos Apóstolos!

Como é possível isto? Se só existe um Mediador, só existe um Salvador, só existe um Nome no qual todos são salvos, só existe um que opera os milagres, Jesus! Como é possível isto? E isso é uma mediação!

Então, vamos ser objetivos: Só existe sim, um único mediador, mas esse único mediador é um corpo, ou seja, tem a Cabeça que é Cristo e tem os membros, que são os membros da Igreja. Então é por isso que eu posso rezar, e eu rezo! 

Por que São Paulo diz que a Igreja é o Corpo de Cristo?
Porque São Paulo, quando era Saulo perseguia os cristãos (a Igreja), Jesus Ressuscitado e glorioso lá do céu diz a ele:
''Saulo, Saulo, por que me persegues? Eu sou Jesus, a quem tu persegues'' At 9, 4.5
Jesus poderia ter dito: Saulo, Saulo por que persegues a minha Igreja?
Podemos concluir que Cristo está vivo no seu Corpo, que é a Igreja. São Paulo diz aos Efésios (1, 23) ''A Igreja é o Corpo de Cristo, é o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos''. Em uma outra tradução diz que a Igreja é o complemento, em vez de receptáculo. É porque Cristo só é completo pela união com sua Igreja.


É por isso que São Tiago diz: ‘’Orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia. ’’ (Tiago 5, 16)
É por isso que São Paulo diz à Timóteo: ‘’Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador. ‘’ (I Timóteo 2, 1-3)

Agora, aqui nós entramos na segunda parte da questão. Bom, aqui na terra a gente pode ser mediador, porque somos membros do único mediador. Mas isso continua depois de morto?

A Igreja tem uma práxis de Intercessão que vem desde o tempo das catacumbas. Vá as catacumbas de São Sebastião em Roma, lá você encontra grafites antiquíssimos do I e II século onde o fulano foi lá com um preginho e raspou na telha da catacumba dizendo: ''Pedro e Paulo ora por fulano, intercede por beltrano''. Veja: pedido de intercessão nos primeiríssimos séculos, ou seja, se essa Igreja estava tão errada, estava errada desde o seu início!


Uma inscrição diz "Pedro e Paulo, rogai por Victor". Uma outra: "Pedro e Paulo, lembrai-vos de Zozamon". Existem várias outras iguais a estas. Elas não são estranhas. Elas não são esquisitas. Elas são típicas.

Vejamos o que os primeiros cristãos acreditavam:

Escreve S. Clemente (séc. I):

<<"Os que suportaram com confiança, herdaram glória e honra; foram exaltados, e Deus os inscreveu no seu memorial pelos séculos dos séculos. Amém" (S. Clemente de Roma, aos Coríntios, n. 45.8)>>

___________________________________________________________________________________

Orígenes, pelo ano 250 d.C. afirmava que:

<<As virtudes nesta vida são definitivamente aperfeiçoadas no além. Ora, a mais valiosa de todas é a caridade; esta, portanto, na outra vida é ainda mais ardente do que na vida presente. Por conseguinte, os santos exercem seu amor sobre os irmãos na terra, mediante a intercessão dirigida a Deus em favor das necessidades destes peregrinos>>


<<“O Pontífice não é o único a se unir aos orantes. Os anjos e as almas dos juntos também se unem a eles na oração”>>
___________________________________________________________________________________

Santo Inácio, já no ano 107 d.C., - na iminência de seu martírio - escreveu:

<< "Meu espírito se sacrifica por vós, não somente agora, mas também quando eu chegar a Deus" (Santo Inácio de Antioquia, tralianos, n. 13,3)

___________________________________________________________________________________

Leia Romanos 8, 38-39 - A morte não nos separa do amor de Cristo, senão do que adiantaria ser batizado, ser membro do Corpo de Cristo aqui e depois da morte não vale mais, do que adiantou? Para que é que serve esse negócio de Igreja se não for para depois da vida? Para que serve a Igreja se não for para a salvação eterna? Se o que a gente faz aqui e não serve nada para depois, então ''comamos e bebamos, porque amanhã morreremos'', já dizia São Paulo (I Coríntios 15,32)! Então o batismo serve para alguma coisa, eu sou membro do Corpo de Cristo de alguma forma!
''Eu sou a videira; vós, os ramos'' João 15, 5 - Diz Jesus, nem é São Paulo mais!

No Apocalipse existem várias passagens que mostram a atividade de pessoas que já morreram que agora estão diante do Trono de Deus

Apocalipse 6, 9-11 - Oração dos mártires. Estão rezando diante do trono de Deus. Note que nessa visão de São João, nós ainda estamos na tribulação, a ressurreição nem aconteceu, ainda estamos na abertura dos selos

Apocalipse 7, 13-16 - Os mortos prestam culto a Deus.

Viu? Morto reza, presta culto a Deus. Nós católicos já sabíamos disso! 

Que a Santíssima Virgem Maria interceda por nós!

Um comentário:

Qualquer comentário que contenha: insultos; palavrões; blasfêmias; propagandas heréticas; ou qualquer coisa que venha a ofender/denegrir a Fé Católica e a Igreja, há de ser apagado. Porém, se você, leitor, quiser fazer uma pergunta, pode fazer.

Pesquisar neste Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...