''Há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo'' I Timóteo 2, 5
Pois bem,
Jesus é o único mediador entre Deus e os homens e aqui então se cria um
problema. Só que esse problema não é só de nós os católicos não, é um problema
também para os protestantes. Por quê? Se Jesus é o único mediador, se só Ele
intercede por nós diante de Deus, o que é que nos fazemos rezando um pelos
outros? Por que o problema dos santos, é simplesmente um problema se é
possível ou não interceder depois da morte. Depois a gente resolve esse
problema.
Mas o
problema de insistir, de dizer e afirmar que Jesus é o único mediador, se você
bate muito nessa tecla, você acabou com a oração de intercessão de nós já aqui
na terra, vivos. Porque se só Ele é o
único mediador, o que nós estamos fazendo rezando um pelos outros? Está
desobedecendo a Palavra.
Mas qual é a saída?
Eu não faço
ideia como é que os protestantes resolvem esse tipo de problema.
O fato é o
seguinte: é que nós católicos cremos que realmente, É VERDADE SÓ EXISTE UM
MEDIADOR DIANTE DE DEUS E O HOMENS! Não tem dois! SÓ EXISTE UM, ÚNICO, UM SÓ.
Acontece que este único mediador, que é o Cristo não é sozinho. Em que sentido?
Cristo tem um Corpo, esse corpo é a Igreja (Colossenses 1, 18), ou seja, nós
cremos ou não cremos naquilo que está na Sagrada Escritura que Cristo é a
Cabeça e nós somos os membros do seu corpo?
Ora, se
nós somos os membros do Corpo de Cristo, então nós somos membros deste único
mediador, nós somos membros deste único intercessor! Então, é por isso, que por exemplo,
São Pedro pode falar que nós cristãos temos um sacerdócio santo (I Pedro 2, 9),
então é por isso que o Apocalipse pode dizer que nós somos um reino de
sacerdotes (Apocalipse 5, 10). Mas vão dizer: Como é possível? O único
sacerdote é Jesus diz a Carta aos Hebreus! É verdade, o único sacerdote é
Jesus, mas esse único sacerdote não é sozinho, Ele é a Cabeça de um Corpo.
Só existe
um mediador entre Deus e os homens e é o Cristo. Mas por favor, o Cristo
total, não somente um pedaço do Cristo. O Cristo todo: Cabeça e membros. Porque
nós somos membros do Corpo de Cristo! Então é isso que permite a mim
interceder e os protestantes intercedem um pelos outros! Mas mesmo se ele
muda-se a práxis deles, seria impossível você ler a Sagrada Escritura de outra
forma. Por quê?
O que é que
explica que a sombra de São Pedro curava as pessoas? O que explica que quando
se pegava um guardanapo que São Paulo limpou a boca, as pessoas ficavam
curadas? Isso tudo está nos Atos dos Apóstolos!
Como é
possível isto? Se só existe um Mediador, só existe um Salvador, só existe um
Nome no qual todos são salvos, só existe um que opera os milagres, Jesus! Como
é possível isto? E isso é uma mediação!
Então,
vamos ser objetivos: Só existe sim, um único mediador, mas esse único mediador
é um corpo, ou seja, tem a Cabeça que é Cristo e tem os membros, que são os
membros da Igreja. Então é por isso que eu posso rezar, e eu rezo!
Por que São
Paulo diz que a Igreja é o Corpo de Cristo?
Porque São
Paulo, quando era Saulo perseguia os cristãos (a Igreja), Jesus Ressuscitado e
glorioso lá do céu diz a ele:
''Saulo,
Saulo, por que me persegues? Eu sou Jesus, a quem tu persegues'' At 9, 4.5
Jesus
poderia ter dito: Saulo, Saulo por que persegues a minha Igreja?
Podemos
concluir que Cristo está vivo no seu Corpo, que é a Igreja. São Paulo diz aos
Efésios (1, 23) ''A Igreja é o Corpo de Cristo, é o receptáculo daquele que
enche todas as coisas sob todos os aspectos''. Em uma outra tradução diz que a
Igreja é o complemento, em vez de receptáculo. É porque Cristo só é completo
pela união com sua Igreja.
É por isso
que São Tiago diz: ‘’Orai uns pelos
outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia. ’’ (Tiago
5, 16)
É por isso
que São Paulo diz à Timóteo: ‘’Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de
graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos
em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a
piedade e honestidade. Isto é bom e
agradável diante de Deus, nosso Salvador. ‘’ (I Timóteo 2, 1-3)
Agora,
aqui nós entramos na segunda parte da questão. Bom, aqui na terra a gente pode
ser mediador, porque somos membros do único mediador. Mas isso continua depois
de morto?
A Igreja
tem uma práxis de Intercessão que vem desde o tempo das catacumbas. Vá as
catacumbas de São Sebastião em Roma, lá você encontra grafites antiquíssimos do
I e II século onde o fulano foi lá com um preginho e raspou na telha da catacumba
dizendo: ''Pedro e Paulo ora por fulano, intercede por beltrano''. Veja:
pedido de intercessão nos primeiríssimos séculos, ou seja, se essa Igreja
estava tão errada, estava errada desde o seu início!
Uma inscrição diz "Pedro e Paulo, rogai por Victor". Uma outra: "Pedro e Paulo, lembrai-vos de Zozamon". Existem várias outras iguais a estas. Elas não são estranhas. Elas não são esquisitas. Elas são típicas.
Uma inscrição diz "Pedro e Paulo, rogai por Victor". Uma outra: "Pedro e Paulo, lembrai-vos de Zozamon". Existem várias outras iguais a estas. Elas não são estranhas. Elas não são esquisitas. Elas são típicas.
Vejamos o
que os primeiros cristãos acreditavam:
Escreve S.
Clemente (séc. I):
<<"Os
que suportaram com confiança, herdaram
glória e honra; foram exaltados, e Deus os inscreveu no seu memorial pelos
séculos dos séculos. Amém" (S. Clemente de Roma, aos Coríntios, n.
45.8)>>
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Orígenes,
pelo ano 250 d.C. afirmava que:
<<As virtudes
nesta vida são definitivamente aperfeiçoadas no além. Ora, a mais valiosa de
todas é a caridade; esta, portanto, na outra vida é ainda mais ardente do que
na vida presente. Por conseguinte, os
santos exercem seu amor sobre os irmãos na terra, mediante a intercessão
dirigida a Deus em favor das necessidades destes peregrinos>>
<<“O Pontífice não é o único a se unir aos orantes. Os anjos e as almas dos juntos também se unem a eles na oração”>>
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Santo
Inácio, já no ano 107 d.C., - na
iminência de seu martírio - escreveu:
<<
"Meu espírito se sacrifica por vós, não
somente agora, mas também quando eu chegar a Deus" (Santo Inácio de
Antioquia, tralianos, n. 13,3)
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Leia
Romanos 8, 38-39 - A
morte não nos separa do amor de Cristo, senão do que adiantaria ser
batizado, ser membro do Corpo de Cristo aqui e depois da morte não vale mais,
do que adiantou? Para que é que serve esse negócio de Igreja se não for para
depois da vida? Para que serve a Igreja se não for para a salvação eterna? Se o
que a gente faz aqui e não serve nada para depois, então ''comamos e bebamos,
porque amanhã morreremos'', já dizia São Paulo (I Coríntios 15,32)! Então o
batismo serve para alguma coisa, eu sou membro do Corpo de Cristo de alguma forma!
''Eu sou a
videira; vós, os ramos'' João 15, 5 - Diz Jesus, nem é São Paulo mais!
No
Apocalipse existem várias passagens que mostram a atividade de pessoas que já
morreram que agora estão diante do Trono de Deus
Apocalipse
6, 9-11 - Oração
dos mártires. Estão rezando diante do trono de Deus. Note que nessa visão de
São João, nós ainda estamos na tribulação, a ressurreição nem aconteceu, ainda
estamos na abertura dos selos
Apocalipse
7, 13-16 - Os
mortos prestam culto a Deus.
Viu?
Morto reza, presta culto a Deus. Nós católicos já sabíamos disso!
Que a Santíssima Virgem Maria interceda por nós!
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