sábado, 30 de junho de 2012

São Pedro, o Primeiro Papa



‘’Eu te digo: Tu és Pedro e nesta pedra eu irei construir minha Igreja e as portas do inferno nunca hão de vencê-la. Hei de dar-te as chaves do reino dos céus. O que ligares na terra será ligado nos céus; e o que na terra desligares, nos céus, igualmente, será desligado. ’’

Neste dia de São Pedro, rezemos pelo Doce Cristo na Terra, o Papa, pois o próprio Jesus rezou por ele, assim, nós que somos o Corpo Místico de Nosso Senhor, façamos o mesmo.



O texto abaixo foi retirado dos Sermões de Santo Agostinho, bispo

(Sermo 295,1-2.4.7-8:PL38,1348-1352)
(Séc.V)

Estes mártires viram o que pregaram


O martírio dos santos apóstolos Pedro e Paulo consagrou para nós este dia. Não falamos de mártires desconhecidos. Sua voz ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do mundo a sua palavra (Sl 18,5). Estes mártires viram o que pregaram, seguiram a justiça, proclamaram a verdade, morreram pela verdade.


São Pedro, o primeiro dos apóstolos, que amava Cristo ardentemente, mereceu escutar: Por isso eu te digo que tu és Pedro (Mt 16,19). Antes, ele havia dito: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo (Mt 16,16). E Cristo retorquiu: Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei minha Igreja (Mt 16,18). Sobre esta pedra construirei a fé que haverás de proclamar. Sobre a afirmação que fizeste: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo, construirei a minha Igreja. Porque tu és Pedro. Pedro vem de pedra; não é pedra que vem de Pedro. Pedro vem de pedra, como cristão vem de Cristo.

Como sabeis, o Senhor Jesus, antes de sua paixão, escolheu alguns discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos. Dentre estes, somente Pedro mereceu representar em toda parte a personalidade da Igreja inteira. Porque sozinho representava a Igreja inteira, mereceu ouvir estas palavras: Eu te darei as chaves do Reino dos Céus (Mt 16,19). Na verdade, quem recebeu estas chaves não foi um único homem, mas a Igreja una. Assim manifesta-se a superioridade de Pedro, que representava a universalidade e a unidade da Igreja, quando lhe foi dito: Eu te darei. A ele era atribuído pessoalmente o que a todos foi dado. Com efeito, para que saibais que a Igreja recebeu as chaves do Reino dos Céus, ouvi o que, em outra passagem, o Senhor diz a todos os seus apóstolos: Recebei o Espírito Santo. E em seguida: A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos (Jo 20,22-23).

No mesmo sentido, também depois da ressurreição, o Senhor entregou a Pedro a responsabilidade de apascentar suas ovelhas. Não que dentre os outros discípulos só ele merecesse pastorear as ovelhas do Senhor; mas quando Cristo fala a um só, quer, deste modo, insistir na unidade da Igreja. E dirigiu-se a Pedro, de preferência aos outros, porque, entre os apóstolos, Pedro é o primeiro.

Não fiques triste, ó apóstolo! Responde uma vez, responde uma segunda, responde uma terceira vez. Vença por três vezes a tua profissão de amor, já que por três vezes o temor venceu a tua presunção. Desliga por três vezes o que por três vezes ligaste. Desliga por amor o que ligaste por temor. E assim, o Senhor confiou suas ovelhas a Pedro, uma, duas e três vezes.

Num só dia celebramos o martírio dos dois apóstolos. Na realidade, os dois eram como um só. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. Pedro foi à frente; Paulo o seguiu. Celebramos o dia festivo consagrado para nós pelo sangue dos apóstolos. Amemos a fé, a vida, os trabalhos, os sofrimentos, os testemunhos e as pregações destes dois apóstolos.

Fonte: Segunda leitura do Ofício das Leituras do dia de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

3 comentários:

  1. como pode pedro ter sido papa se a igreja catolica nao permite que papas sejam casado e pedro foi casado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta sua objeção já está respondida no link abaixo:


      http://aigrejaromana.blogspot.com.br/2012/06/celibato-dos-padres.html

      É uma postagem chamada:
      Celibato dos Padres

      Excluir
    2. Caríssimo, Pedro tinha esposa no começo, mas veja o que acontece depois, veja o que Jesus diz a Pedro:

      Lc 18, 28-30:

      ‘Disse, então, PEDRO: Vê, nós abandonamos TUDO e te seguimos. Jesus respondeu: Em verdade vos declaro: ninguém há que tenha abandonado, por amor do Reino de Deus, sua casa, sua MULHER, seus irmãos, seus pais ou seus filhos, que não receba muito mais neste mundo e no mundo vindouro a vida eterna.’’

      Obs.: Jesus deu essa resposta especificamente a Pedro porque Pedro tinha um chamado de ser o primeiro pastor visível da Igreja (Jo 21, 15-17), mas Jesus é contra o divórcio (Mc 10, 1-12)

      Espero ter ajudado!

      Excluir

Qualquer comentário que contenha: insultos; palavrões; blasfêmias; propagandas heréticas; ou qualquer coisa que venha a ofender/denegrir a Fé Católica e a Igreja, há de ser apagado. Porém, se você, leitor, quiser fazer uma pergunta, pode fazer.

Pesquisar neste Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...