sexta-feira, 6 de julho de 2012

Introdução ao curso de Mariologia

Bendita és tu entre as mulheres, ó Maria, toda Santa!

É com muita alegria, que o Blog Santa Igreja começa um curso sistemático sobre um tema tão importante na vida da Igreja. 
Nós, católicos, sabemos que a Virgem Maria é, muitas das vezes, o alvo de ataque de protestantes contra a Igreja Católica. Segundo eles, toda a doutrina da Igreja sobre a Virgem é contrária as Sagradas Escrituras. 

Para nos preparar bem para o Ano da Fé, que vai começar no dia 11 de outubro desse ano, precisamos conhecer bem a nossa Fé. E sabemos que o assunto que vamos tratar é muito discutido entre católicos e protestantes.

Então, este curso tem como objetivo esclarecer à muitos católicos e protestantes, qual a natureza e o fundamento para termos Devoção à Santa Mãe de Deus e explicando tudo o que a Verdadeira Doutrina Católica crê sobre a Virgem Maria

Por isso, nesse curso usaremos os seguintes materiais:

- O Catecismo da Igreja Católica
- O Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria

Só lembrando aos protestantes, que usaremos a Sagrada Escritura, o problema não é esse. O problema maior é que vocês têm essa mentalidade de que é a Bíblia que sustenta tudo, mas não é a Sagrada Escritura que sustenta tudo. É a Igreja, pois ela é a continuação da encarnação de Cristo ao longo da História, é ‘’a coluna e sustentáculo da verdade’’ (I Timóteo 3, 15) e é ela que garante que continuemos firmes na fé de Jesus Cristo.

Quanto tempo vai demorar esse curso?

Depende, este curso não tem pressa para acabar. O blog está aberto a todos os tipos de dúvidas que aparecerem, tantos de protestantes e católicos, só entrar em contanto pelo e-mail: asantaigreja@hotmail.com

O curso será aberto para todos os internautas, pois o tema é muito polêmico. Por isso,

Estudaremos todos os dogmas referentes à Virgem Maria:
a sua Imaculada Conceição, a sua Maternidade Divina, a sua Virgindade, a sua Assunção e a sua Mediação.
_____________________________________________________________________

Estudaremos os títulos da Virgem Maria:
Medianeira, Advogada, Auxiliadora, Protetora, ‘’Panhaghia’’ ou toda santa, Nova Eva, Sempre Virgem, Typus da Igreja etc.
_____________________________________________________________________

Estudaremos a função única de Maria na Economia da Salvação:
na Anunciação, na sua Mediação, na sua Virgindade etc.
_____________________________________________________________________

Estudaremos a relação de Maria com a Igreja:
A sua Maternidade espiritual, o seu lugar no mistério da Igreja, da Perfeição de Maria etc.

Veremos que:

O que a fé católica crê acerca de Maria funda-se no que ela crê acerca de Cristo, mas o que a fé ensina sobre Maria ilumina, por sua vez, sua fé em Cristo. (CIC 487)

Veremos também que:

a Igreja não coloca Maria no lugar de Deus e como a 4ª pessoa da Santíssima Trindade, como alguns pensam erroneamente, mas coloca-a como um verdadeiro ícone, pois toda a perfeição que a Virgem tem é o reflexo da Perfeição Divina. Ela é ‘’cheia de graça’’ (Lc 1, 28), porque Deus quis dá um privilégio todo especial a Ela, que nenhuma outra criatura recebeu, que é trazer ao mundo a Graça, que é Jesus. Por isso ela é: ‘’a Mulher revestida do Sol, com a Lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas’’ (Apocalipse 12, 1).

Nós cremos que ela foi toda Santa já aqui na terra, por causa da sua humildade diante de Deus, e essa humildade fez com que Satanás não conseguisse vencê-la, como ele [Satanás] venceu Eva. Ela mesma reconhece isto no seu Cântico do Magnificat:

“Ele viu a pequenez de sua serva. Os humildes exaltou’’ (Lucas 1, 48.52)

E por isso declara:
 
‘’Por isso, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita’’ (Lucas 1, 48)

Também falaremos sobre várias aparições de Nossa Senhora reconhecidas pela Igreja, principalmente a de Fátima, por insistir a três criancinhas a recita do Santo Terço:

‘’Rezem o Terço todos os dias para alcançar a paz’’
Por isso, também falaremos sobre o Santo Rosário. Essa oração que foi recitada por milhares de Santos antes de nós. Veremos o que é e quais as suas eficácias.

Esperamos que todos nós nos enriqueçamos com esse curso, nos preparando para o Ano da Fé e respondendo com profundidade e clareza toda objeção que surgir durante as aulas. 

Geralmente, postaremos as aulas no dia de sábado, por este dia ser consagrado à Virgem Santa.

Todos são bem-vindos!
Que a Virgem Santíssima interceda por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário que contenha: insultos; palavrões; blasfêmias; propagandas heréticas; ou qualquer coisa que venha a ofender/denegrir a Fé Católica e a Igreja, há de ser apagado. Porém, se você, leitor, quiser fazer uma pergunta, pode fazer.

Pesquisar neste Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...