Muitos protestantes
dizem que com Constantino, a Igreja se paganizou e inventou essa farsa de que São
Pedro foi Papa e esteve em
Roma. São Pedro foi Papa e esteve em Roma sim. Então, hoje vamos ver o que os
primeiros cristãos acreditavam.
‘’A Igreja escolhida de Babilônia saúda-vos
(...)’’ I Pedro 5,
13
Clemente,
terceiro bispo de Roma e discípulo de Pedro, por volta
de 96 d.C., em sua Epístola aos
Coríntios, faz clara alusão ao martírio deste e de Paulo em Roma:
"Todavia,
deixando os exemplos antigos, examinemos os atletas que viveram mais próximos
de nós. Tomemos os nobres exemplos de nossa geração. Foi por causa do ciúme e
da inveja que as colunas mais altas e justas foram perseguidas e lutaram até a
morte. Consideremos os bons apóstolos. Pedro, pela inveja injusta, suportou não
uma ou duas, mas muitas tribulações e, depois de ter prestado testemunho, foi
para o lugar glorioso que lhe era devido. Por causa da inveja e da discórdia,
Paulo mostrou o preço reservado à perseverança. Sete vezes carregando cadeias,
exilado, apedrejado, tornando-se arauto no Oriente e no Ocidente, ele deu
testemunho diante das autoridades, deixou o mundo e se foi para o lugar santo,
tornando-se o maior modelo de perseverança".
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Santo Inácio de Antioquia, bispo, mártir
e também discípulo de Pedro, em cerca de 107 d.C., em sua Epístola aos
Romanos, a qual fora dirigida à comunidade cristã lá situada, refere-se nos
seguintes termos ao martírio de Pedro e Paulo
em Roma:
"Não
vos dou ordens como Pedro e Paulo; eles eram apóstolos, eu sou um condenado.
Eles eram livres, e eu até agora sou um escravo". Se Pedro não esteve em Roma, qual é
o sentido destas palavras de Inácio de Antioquia?
"Roma preside a
Igreja na caridade."
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Papias, bispo de Hierápolis,
por volta de 140
d.C., ao tratar da origem do Evangelho de Marcos, atribui o relatado a João Marcos,
companheiro de Paulo e Barnabé, a partir da convivência com os que
haviam estado com Jesus,
em especial Pedro
quando este estava em Roma:
Papias,
bispo de Hierápolis, atesta a atribuição do segundo evangelho a Marcos,
“intérprete” de Pedro em Roma.
O livro teria sido composto em Roma, depois da morte de Pedro
(prólogo antimarcionita
de século II, Ireneu)
ou ainda durante sua vida (segundo Clemente de Alexandria).
''Quanto a Marcos, foi identificado como João Marcos, originário de Jerusalém (At 12,12), companheiro de Paulo e Barnabé (At 12,25; 13,5.13; 15,37-39; Cl 4,10) e, a seguir, de Pedro em “Babilônia” segundo 1Pd 5, 13."
''Quanto a Marcos, foi identificado como João Marcos, originário de Jerusalém (At 12,12), companheiro de Paulo e Barnabé (At 12,25; 13,5.13; 15,37-39; Cl 4,10) e, a seguir, de Pedro em “Babilônia” segundo 1Pd 5, 13."
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O bispo Dionísio de Corinto, em extrato de uma de suas
cartas aos romanos (170)
trata da seguinte forma o martírio de Pedro e Paulo:
"Tendo
vindo ambos a Corinto,
os dois apóstolos Pedro e Paulo nos formaram na doutrina do Evangelho. A
seguir, indo para a Itália, eles vos transmitiram os mesmos ensinamentos e, por
fim, sofreram o martírio simultaneamente."
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Gaio, presbítero romano, em 199:
"Nós
aqui em Roma temos algo melhor do que o túmulo de Filipe. Possuímos os troféus dos apóstolos
fundadores desta Igreja local. Ide à Via Ostiense
e lá encontrareis o troféu de Paulo; ide ao Vaticano
e lá vereis o troféu de Pedro."
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Orígenes
(185 - 253) responsável pela Escola Catequética de Alexandria
afirmou:
"Pedro,
ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve que fosse crucificado de cabeça para
baixo"
"Pedro,
finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo."
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Santo Ireneu
(130 - 202), Bispo de Lião (nascido em Izmir atual Turquia) referiu:
"Para
a maior e mais antiga a mais famosa Igreja, fundada pelos dois mais gloriosos
Apóstolos, Pedro e Paulo."
"Os bem-aventurados
Apóstolos portanto, fundando e instituindo a Igreja, entregaram a Lino
o cargo de administrá-la como bispo; a este sucedeu Anacleto;
depois dele, em terceiro lugar a partir dos Apóstolos, Clemente
recebeu o episcopado."
"Mateus, achando-se entre os hebreus,
escreveu o Evangelho na língua deles, enquanto Pedro e Paulo evangelizavam em
Roma e aí fundavam a Igreja."
"Já que seria demasiado longo enumerar os
sucessores dos Apóstolos em todas as comunidades, nos ocuparemos somente com
uma destas: a maior e a mais antiga, conhecida por todos, fundada e constituída
em Roma pelos dois gloriosíssimos apóstolos Pedro e Paulo. Mostraremos que a tradição
apostólica que ela guarda e a fé que ela comunicou aos homens chegaram até nós
através da sucessão regular dos bispos, confundindo assim todos aqueles que
querem procurar a verdade onde ela não pode ser encontrada. Com esta
comunidade, de fato, dada a sua autoridade superior, é necessário que esteja de
acordo toda comunidade, isto é, os fiéis do mundo inteiro; nela sempre foi
conservada a tradição dos apóstolos" (Contra as Heresias III,3,2).
"Depois de ter assim
fundado e edificado a Igreja, os bem-aventurados Apóstolos transmitiram a Lino
o cargo do episcopado... Anacleto lhe sucede. Depois, em terceiro lugar a
partir dos Apóstolos, é a Clemente que cabe o episcopado... A Clemente sucedem
Evaristo, Alexandre; em seguida, em sexto lugar a partir dos Apóstolos, é
instituído Sixto, depois Telésforo, também glorioso por seu martírio; depois
Higino, Pio, Aniceto, Sotero, sucessor de Aniceto; e, agora, Eleutério detém o
episcopado em décimo segundo lugar a partir dos Apóstolos" (Ireneu de
Lião, +202, Contra as Heresias III,2,1s).
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Formado como jurista Tertuliano
(155-222 d.C.) falou da morte de Pedro em Roma:
"A
Igreja também dos romanos pública - isto é, demonstra por instrumentos públicos
e provas - que Clemente foi ordenado por Pedro."
"Feliz
Igreja, na qual os Apóstolos verteram seu sangue por sua doutrina
integral!" - e falando da Igreja Romana, "onde a paixão de Pedro se
fez como a paixão do Senhor."
"Nero
foi o primeiro a banhar no sangue o berço da fé. Pedro então, segundo a
promessa de Cristo, foi por outrem cingido quando o suspenderam na Cruz."
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Eusébio (263-340 d.C.) Bispo de Cesareia, escreveu muitas obras de teologia,
exegese,
apologética,
mas a sua obra mais importante foi a História Eclesiástica, onde ele
narra a história da Igreja das origens até 303. Refere-se ao ministério
exercido por Pedro:
"Pedro,
de nacionalidade galileia, o primeiro pontífice
dos cristãos,
tendo inicialmente fundado a Igreja de Antioquia, se dirige a Roma, onde,
pregando o Evangelho, continua vinte e cinco anos Bispo da mesma cidade."
''No atinente a seus outros companheiros, Paulo testemunha ter sido
Clemente enviado às Gálias (2Tm 4,10); quanto a Lino, cuja presença junto dele
em Roma foi registrada na 2ª carta a Timóteo (2Tm 4,21), depois de Pedro foi o
primeiro a obter ali o episcopado" (HE III,4,8).
"Cerca do duodécimo ano do reinado de Trajano (...) Evaristo completado
seu oitavo ano, Alexandre recebeu o episcopado em Roma, sendo o quinto na
sucessão de Pedro e Paulo." (HE IV,1)
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Epifânio (315-403 d.C.), Bispo de Constância
(também foi Bispo de Salamina e Metropolita do Chipre) fala da
sucessão dos Bispos de Roma:
"A
sucessão de Bispos em Roma é nesta ordem: Pedro e Paulo, Lino, Cleto, Clemente
etc..."
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Doroteu de
Tiro que nasceu
em 255 em Antioquia
"Lino
foi Bispo de Roma após o seu primeiro guia, Pedro."
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Optato de
Milevo:
"Você
não pode negar que sabe que na cidade de Roma a cadeira episcopal foi primeiro
investida por Pedro, e que Pedro, cabeça dos Apóstolos, a ocupou."
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Cipriano (martirizado
em 258), Bispo de Cartago
(norte da África),
escreveu a obra "A Unidade da Igreja" (De Ecclesiae Unitate),
onde diz:
"A
cátedra de Roma é a cátedra de Pedro, a Igreja principal, de onde se origina a
unidade sacerdotal."
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Santo
Agostinho (354 - 430):
"A
Pedro sucedeu Lino."
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Nós vemos que a Igreja nasceu Católica. Não tem fundamento dizer que a Igreja nasceu com Constantino em 313.
"Onde
está Cristo Jesus, está a Igreja Católica."
Santo Inácio de Antioquia
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