sábado, 29 de setembro de 2012

Maria Santíssima, a Arca da Nova Aliança

"Há uma incongruência na suposição de que a carne, a partir do qual a carne do Filho de Deus era para ser formado, deve sempre ter pertencido a alguém que era escravo do que arqui-inimigo, cujo poder Ele veio à terra para destruir." 

_____________________________________________________________________________________

Todos sejam bem-vindos!

   Introdução

Este ponto nos dirige diretamente para alguns aspectos da Mariologia, como o dogma da Imaculada Conceição de Maria e a Veneração que a Ela é prestada. Por isso, quero usar este título para a compreensão dessas verdades, já que estamos a cinco aulas estudando a Imaculada Conceição da Mãe de Deus e hoje queremos continuar com este tema.


O que nós precisamos fazer é comparar o Antigo Testamento com o Novo Testamento, que assim aparece este conceito aplicado à Mãe do Senhor:
Por exemplo o evangelho de Lucas, que escreveu algumas coisas maravilhosas em seu Evangelho que somente um judeu conhecedor teria entendido, um Judeu que conheça as escrituras judaicas e tenha olhos para ver e ouvidos para ouvir. Uma das coisas que Ele teria entendido é a Tipologia!

Todos nós sabemos que o Antigo Testamento está cheio de histórias, pessoas e eventos históricos. Um tipo é uma pessoa, coisa ou evento no Velho Testamento que prenuncia algo no Novo Testamento. É como um dica de algo que será cumprido ou realizado.
Tipos são como imagens que ganham vida de uma maneira nova e excitante quando visto através dos olhos da Revelação de Cristo.
Santo Agostinho disse que ‘’o Antigo Testamento é o Novo escondido, mas o Novo Testamento é o Velho revelado.’’ (Catequese dos instruídos 4, 8)

A ideia de tipologia não é nova. Paulo diz que Adão era um tipo de pessoa que estava por vir – Cristo (Rm 5, 14). Os primeiros cristãos entenderam que o Antigo Testamento era cheio de tipos ou imagens que foram cumpridas ou realizadas no Novo Testamento.

Aqui estão alguns exemplos de Tipologia Bíblica:

- Pedro usa a Arca de Noé como um ''tipo'' de batismo cristão (1 Pedro 3, 18-22)

- Paulo explica que a circuncisão prenunciou o batismo cristão (Col 2, 11-12)

- Jesus usa a serpente de bronze como um ''tipo'' de sua crucificação (João 3, 14)

- O cordeiro pascal prefigura o Sacrifício de Cristo (1 Cor 5, 7)

- Paulo diz que Abraão ‘’considerou que Deus era capaz de levantar os homens, mesmo dentre os mortos, daí, figurativamente falando, ele recebeu de volta.’’ (Hb 11, 19)

Assim, também aconteceu com Maria Santíssima: se compararmos o Antigo e o Novo Testamento veremos expresso que a Arca da Aliança foi uma prefiguração de Maria Santíssima.

 ____________________________________________________________________________________

   Por qual motivo foi feita a Arca da Aliança?


Deus amou o seu povo e queria estar perto dele. Ele escolheu faze-lo de uma forma muito especial. O Catecismo da Igreja Católica explica:

‘’A oração do povo de Deus floresce à sombra da Casa de Deus, da Arca da Aliança e do Templo, sob a direção dos pastores, principalmente do rei Davi, e dos profetas.’’ (CIC 2594)


Deus instruiu Moisés a construir uma tenda cercada por pesadas cortinas (cf. Ex 25, 27). Dentro do tabernáculo era para colocar uma Arca de madeira de acácia coberta de ouro por dentro e por fora. Dentro da Arca da Aliança foi colocado um jarro de ouro contendo o Maná, a vara de Aarão que floresceu e as tábuas de pedra da Aliança (cf. Hb 9, 4).

 ____________________________________________________________________________________

   A Glória de Deus na Arca da Aliança e em Maria

Quando a construção da Arca foi concluída, uma nuvem de glória do Senhor cobriu a tenda da congregação e a glória do Senhor encheu o tabernáculo (Ex 40, 34-35 – Nm 9, 18-22). O verbo para ‘’cobrir’’ ou ‘’ofuscar’’ é a metáfora de uma nuvem que são usadas nas Sagradas Escrituras para representar a presença e a Glória de Deus.

O Catecismo fala sobre isto:

''A nuvem e a luz. Estes dois símbolos são inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo Desde as teofanias do Antigo Testamento, a Nuvem, ora escura, ora luminosa, revela o Deus vivo e salvador, escondendo a transcendência de sua Glória: com Moisés sobre a montanha do Sinai, na Tenda de Reunião e durante a caminhada no deserto; com Salomão por ocasião da dedicação do Templo. Ora, estas figuras são cumpridas por Cristo no Santo Espírito Santo. É este que paira sobre a Virgem Maria e a cobre 'com sua sombra', para que ela conceba e dê à luz Jesus. No monte da Transfiguração, é ele que 'sobrevêm na nuvem que toma' Jesus, Moisés e Elias, Pedro, Tiago e João 'debaixo de sua sombra'; da Nuvem sai uma voz que diz: 'Este é meu Filho, o Eleito, ouvi-o sempre' (Lc 9,34-35). É finalmente essa Nuvem que 'subtrai Jesus aos olhos' dos discípulos no dia da Ascensão e que o revelará Filho do Homem em sua glória no Dia de sua Vinda. A glória do Senhor 'ofusca' a Arca e enche o tabernáculo.'' (CIC 697)

É fácil perceber o paralelo entre o Espírito Santo ofuscando a Arca e do Espírito Santo ofuscando Maria, entre a Arca da Antiga Aliança como morada de Deus e Maria como a nova Morada de Deus.

Deus foi muito específico sobre todos os detalhes exatos da Arca (Leia Ex, 25-30).
Era um lugar onde o próprio Deus habitaria (Ex, 25-8).
Deus queria que suas palavras escritas na pedra fosse alojada num recipiente perfeito coberto de ouro puro por dentro e por fora. Quanto mais Ele iria querer que sua Palavra (o Verbo), Jesus, tivesse um lugar perfeito! Se o Filho unigênito viesse a fixar residência no útero de uma jovem humana, porque Ele não iria fazê-la perfeita, Santa e Pura? Teria Ele amado mais a Arca do que sua Mãe?

Por tanto, percebamos as semelhanças:
A Virgem Maria é o Santuário Vivo da Palavra de Deus, a Arca da Nova e Eterna Aliança e isso é comprovado quando São Lucas narra a Anunciação e a Visitação de Nossa Senhora. 

A Anunciação do Anjo à Maria incorpora muito bem as imagens da tenda da congregação no Sinai e no Templo de Sião: Assim como a nuvem cobriu o povo de Deus em marcha no deserto (cf. Nm 10, 34; Dt 33, 12; Sl 91, 4) e assim como a mesma nuvem, como um sinal do mistério divino presente no meio de Israel, pairava sobre a Arca da Aliança (Ex 40, 35), então, agora a sombra do Altíssimo envolve e penetra o tabernáculo da Nova Aliança que é Maria (Lc 1, 35). Só uma observação que o termo usado tanto em Ex 40, 34-35 em Lc 1, 35 é ''episkiasei'', ensombrar.

Outro fato na Anunciação é que o Anjo Gabriel à chama de ''Cheia de Graça'', ou seja, está dizendo que Ela é Santa e Imaculada, assim também como a Arca era - Pura, Santa, sem defeito (revestida de ouro) e nenhum pecador podia tocá-la. Para estudar a expressão ''Cheia de Graça'', leia as últimas duas aulas.

_____________________________________________________________________________________


   Vamos comparar Davi e Arca - Isabel e Maria?

Depois que Moisés morreu, Josué conduziu os israelitas através do Rio Jordão para a Terra Prometida. Josué estabeleceu a Arca da Aliança, em Siló, onde permaneceu por mais 200 anos. Um dia, os israelitas estavam perdendo uma batalha com os filisteus, para que arrebatou a Arca e correu para a linha de frente. Os filisteus capturaram a Arca, mas causou-lhes problemas tão grandes que elas a mandaram de volta para Israel (1Sm 5, 1-6. 12).

Davi saiu para recuperar a Arca (II Sm 6, 1-2). Depois de um homem chamado Uzá foi morto, foi quando ele tocou a Arca, então, Davi estava com medo e disse: 



''Como pode a Arca do Senhor vir a mim?'' (II Samuel 6, 9)



Ele [Davi] deixou a Arca na região montanhosa da Judá durante três meses. Também nos é dito que Davi dançou e pulou na frente da Arca e todos gritavam de alegria. A casa de Obede em Edom, que tinha abrigado a Arca, foi abençoada e depois Davi levou a Arca para Jerusalém (2 Sm 6, 9-14).

Agora, meus irmãos e irmãs, vamos relacionar isto com a Visita de Nossa Senhora à Santa Isabel, conforme se encontra em Lucas 1, 39-45.



''Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!''

 
Primeira semelhança: 

Maria e a Arca foram, ambas, para a região montanhosa da Judá.


Segunda semelhança

No Antigo Testamento, o rei Davi dançou de júbilo porque ele estava na presença da Arca, que continha a Palavra de Deus - "Quando a Arca do Senhor entrava na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela. E vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração" (2Samuel 6,16).

No Novo Testamento o profeta João Batista saltou de júbilo no ventre de sua mãe, Isabel. Ele fez isto quando ouviu a voz de Maria, que estava grávida de Jesus, o qual também é chamado de Palavra (=Verbo) de Deus - "Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre, e Isabel foi cheia do Espírito Santo" (Lucas 1, 41).

Obs: Vemos que quando Davi se aproximou da Arca, ele gritou, dançou e pulou na frente da Arca. Sabemos que ele estava usando um efod (2 Samuel 6, 14), as roupas de um sacerdote. E vemos que, quando Maria, a Arca da Nova Aliança, aproximou-se de Isabel, João Batista, que era da linhagem sacerdotal de Aarão, pulou no ventre de sua Mãe. Ambos pularam e dançaram na presença da Arca. 


Terceira semelhança:

No antigo Testamento, quando a Arca da Aliança foi trazida perante o rei Davi, ele disse: ''Como pode a Arca do Senhor vir a mim?'' (2Samuel 6, 9).

No Novo Testamento, quando Maria foi visitar sua parente Isabel, que estava grávida de João Batista - "De onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?" (Lucas 1,43). Lucas está nos dizendo algo que leva nossas mentes de volta ao Antigo Testamento, mostrando-nos um paralelo.

Quarta semelhança:

No Antigo Testamento, os israelitas encheram-se de grande júbilo porque estavam muito próximos da Arca que continha a Palavra de Deus - "Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a Arca do Senhor soltando gritos de alegria ao som de trombetas" (2Samuel 6,15).

Novo Testamento: mostra como Isabel e João Batista se encheram de júbilo por estarem na presença de Maria, que carregava a Palavra de Deus - "Exclamou ela [Isabel] em alta voz: 'Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. Ao chegar-me aos ouvidos a voz da tua saudação a criancinha saltou de alegria no meu ventre' '' (Lucas 1,42.44).


Obs: Quando a Arca do Antigo do Testamento chegou, como quando Maria chegou, ambos foram recebidos com gritos de alegria. A palavra para o grito de saudação de Isabel é uma palavra rara no grego, usada para cerimônias litúrgicas no Antigo Testamento que foram centradas em torno da Arca (no caso, Maria, que é chamada de Bendita entre as mulheres) e da Adoração (que é chamado de Bendito fruto do ventre de Maria). Essa palavra traria luz a qualquer judeu conhecedor. 

Quinta semelhança:

A Arca da Antiga Aliança permaneceu na casa de Obed-Edon, durante três meses (2 Samuel 6, 11), e Maria permaneceu na casa de Isabel durante três meses.

''Ficou a Arca do Senhor três meses na casa de Obed-Edon de Get (...)'' (2 Samuel 6, 11).

''Ficou Maria com Isabel durante três meses (...)'' (Lucas 1, 56).

Sexta semelhança:

No Antigo Testamento, o local e a família que abrigou a Arca da Aliança por três meses foram abençoados. No Novo Testamento, isto também aconteceu, pois por intermédio de Maria, Deus visitou a casa de Isabel (Lc 1, 68), e com certeza, a casa e a família de Isabel foram abençoadas.

''Ficou a Arca do Senhor três meses na casa de Obed-Edon de Get, e o Senhor abençoou-o com toda a sua família'' (2 Samuel 6, 11).

''Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou o seu povo'' (Lucas 1, 68).

Sétima semelhança:


No Antigo Testamento, a Arca retorna à sua casa e termina em Jerusalém, onde a presença e a glória de Deus é revelada no templo (2 Sm 06,12; 1 Rs 8, 9-11). Maria volta para casa e eventualmente acaba em Jerusalém, onde ela apresenta Deus encarnado no templo (Lc 1, 56; 2, 21-22).

____________________________________________________________________________________

   Mais semelhanças com outras passagens 

No Antigo Testamento, o discípulo leva a arca para casa por ordem de um rei: II Samuel 6,10: “Não permitiu que a levassem para a sua casa na cidade de Davi, mandou levá-la para a casa de Obed-Edom de Get.

No Novo Testamento, o discípulo amado do Rei dos Reis, leva a Nova Arca da Aliança para a sua Casa, pois o Rei o entrega Maria por mãe: Jo 19,27: “Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua mãe’. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.

No Antigo Testamento os sacrifícios eram feitos diante da Arca da Aliança: “O rei Salomão, juntamente com toda a comunidade de Israel reunida com ele diante da Arca, sacrificou tantas ovelhas e bois que não foi possível contá-los nem calculá-los”. (1Rs 8, 5)

Do mesmo modo que na velha aliança os sacrifícios de animais eram realizados diante da arca, o sacrifício eterno de Jesus Cristo foi feito diante de Maria. Jo 19, 25: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe [...]”.

_____________________________________________________________________________________

   O que a Arca tinha VS O que Maria tinha


Parece claro que Lucas usou tipologia de revelar algo sobre o lugar de Maria na história da salvação. Na Arca da Antiga Aliança, Deus veio ao seu povo, com uma presença espiritual, mas em Maria, a Arca da Nova Aliança, Deus vem habitar com o seu povo, não apenas espiritualmente, mas fisicamente, no ventre de uma judia especialmente preparado menina.
 
O Velho Testamento nos diz que um item foi colocado dentro da Arca da Antiga Aliança, enquanto no deserto do Sinai: Deus disse a Moisés para colocar as tábuas de pedra com os Dez Mandamentos dentro da arca (Dt 10:3-5). Hebreus 9:4 nos informa que dois itens adicionais foram colocados na Arca: "uma urna de ouro que continha o maná, e a vara de Arão que floresceu". Observe os paralelos surpreendentes: Na arca era a lei de Deus inscrita em pedra; no ventre de Maria era a Palavra de Deus em carne. Na arca estava a urna de maná, o pão do céu que manteve o povo de Deus viva no deserto, no ventre de Maria é o Pão da Vida que desceu do céu que dá vida eterna. Na arca era a vara de Arão, a prova do verdadeiro sacerdócio; no ventre de Maria é o verdadeiro sacerdote. Ou seja, vemos que Maria carregou a realização de todos esses tipos em seu corpo e entregou ao Mundo o seu único filho, pois Maria foi responsável por tudo o que Jesus viria a ser.

_____________________________________________________________________________________

   A Arca da Aliança no Apocalipse
Enquanto o apóstolo João estava exilado na ilha de Patmos, ele escreveu algo que teria chocado qualquer judeu do primeiro século. A arca da Antiga Aliança tinha sido perdido durante séculos, ninguém tinha visto por cerca de 600 anos. Mas em Apocalipse 11:19, João faz um anúncio surpreendente: "Então, o templo de Deus no céu se abriu, e a arca da aliança foi vista no seu templo."
 
Neste ponto do capítulo 11 termina o capítulo e capítulo 12 começa. Mas a Bíblia não foi escrita com capítulos divisões, eles foram adicionados no século 12. Quando João escreveu estas palavras, não havia divisão entre os capítulos 11 e 12, era uma narrativa contínua. 

O que João diz imediatamente depois de ver a Arca da Aliança no céu? "E um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas, ela estava com a criança" (Ap 12:1-2). A mulher é Maria, a Arca da Aliança, revelado por Deus para João. Ela foi vista levando a criança que iria governar o mundo com uma vara de ferro (Ap 12:5). E nós perguntamos: qual foi a Igreja que deu luz à Jesus? Se este Menino é Jesus, como espacar da sua consequência? Por tanto, Maria foi vista como a arca e como uma rainha. 

Mas esta passagem realmente se referem a Maria? Alguns dizem que a mulher representa Israel ou a Igreja, e certamente ela faz. Uso de João de rico simbolismo é bem conhecida, mas é evidente a partir da própria Bíblia que a mulher é Maria. A Bíblia começa com um verdadeiro homem (Adão), uma mulher de verdade (Eva), e uma serpente real (o diabo), e também termina com um homem de verdade (Jesus, o último Adão [1 Coríntios 15:45]), uma mulher de verdade (Maria, a nova Eva [Ap 11:19), e uma serpente real (o diabo do velho). Tudo isso foi predito em Gênesis 3:15. 

Cardeal John Henry Newman escreveu sobre esta passagem do Apocalipse:
''O Santo Apóstolo não teria falado sob esta imagem em particular a não ser que tivesse existido uma Virgem Maria, que estava exaltada no céu e objeto de veneração a todos os fiéis. Ninguém duvida de que o "homem-criança" de que fala é uma alusão ao nosso Senhor, por que então não é "Mulher", uma alusão à sua mãe? (Sobre a Bem-Aventurada Virgem Maria).

O interessante é que: São João vê a Arca no céu (Ap 11, 19) e no versículo seguinte ele a chama de ''mulher'' (Ap 12, 1).
Ele usa o termo grego ''yuvn-gyni'', mulher, o mesmo termo usado para Maria no Evangelho (João 19, 26)

_____________________________________________________________________________________


    E os primeiros cristãos? Criam nisso?

Mesmo se alguém rejeita a doutrina católica sobre Maria, ele não pode negar que os católicos têm fundamentos bíblicos para ele. E não somente isto! Que Maria é a Arca da Aliança é um ensinamento que foi ensinada pelos cristãos dos tempos antigos. Aqui estão algumas citações representativas da Igreja, alguns no início escrito bem antes dos livros do Novo Testamento foram oficialmente compilado para a final cânon do Novo Testamento:

Atanásio de Alexandria (c. 296-373) foi o principal defensor da divindade de Cristo contra os hereges do segundo século. Ele escreveu: "Ó nobre Virgem, realmente tu és maior do que qualquer outra grandeza. Quem é igual a ti em grandeza, ó morada de Deus que é a Palavra? Entre todas as criaturas eu contemplo a ti. Óh Virgem Tu és Maior do que todos, Oh Arca da Aliança, vestidos com pureza, em vez de ouro! Tu és a arca em que se encontra o vaso de ouro contendo o maná verdadeiro, isto é, a carne em que a divindade reside."(Homilia do Papiro de Turim ). 

Gregório, o trabalhador da maravilha (C. 213-c 270) escreveu: "Vamos cantar a melodia que foi ensinado pela harpa inspirada de Davi, e dizer: 'Levanta-te, Senhor, na tua repouso, tu e a arca do teu santuário. " Para a Santa Virgem é na verdade uma arca, feito com ouro dentro e fora, que recebeu o tesouro todo o santuário" (Homilia sobre a Anunciação à Virgem Santa Maria). 

O Catecismo da Igreja Católica ecoa as palavras, desde os primeiros séculos: "Maria, em quem o próprio Senhor acaba de fazer a sua habitação, é a filha de Sião, em pessoa, a Arca da Aliança, o lugar onde a glória do Senhor habita. ela é "a morada de Deus com os homens ... '" (CIC 2676). 

 

''A Arca da Aliança foi uma prefiguração de Maria: o maná (símbolo de Jesus) estava contido na Arca, assim como Jesus estava em Maria.''





   Conclusão 



Meus alunos, sei que houve bastante matéria nesta aula, mas queria deixar para vocês, um resumo:



- ‘’O Antigo Testamento é o Novo escondido, mas o Novo Testamento é o Velho revelado.’’ (Santo Agostinho) 
- Se a Arca da Aliança não prefigura Maria, prefigura quem ou que? 
- Com certeza, a Arca da Antiga Aliança que abrigava os Dez Mandamentos, que eram a Palavra de Deus e Maria que abrigou a Palavra de Deus, o Verbo de Deus, e assim, por carregá-lo em seu ventre, Maria tornou-se a Arca da Nova Aliança. 
- A Arca da Aliança é santa e pura. Se Maria tivesse o pecado original, ela não poderia ser pura e, conseqüentemente, também não poderia ser a Arca da Nova Aliança. 

Meus alunos (as), muito obrigado(a) pela atenção de vocês! Se surgir alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail.
Na próxima aula, continuaremos o tema da Imaculada Conceição.

Até a próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário que contenha: insultos; palavrões; blasfêmias; propagandas heréticas; ou qualquer coisa que venha a ofender/denegrir a Fé Católica e a Igreja, há de ser apagado. Porém, se você, leitor, quiser fazer uma pergunta, pode fazer.

Pesquisar neste Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...