quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resposta a algumas objeções de protestantes contra a Igreja Católica


"Que arquiteto, erguendo uma casa de moradia, consentiria que seu inimigo a possuísse inteiramente e habitasse?" (São Cirilo de Jerusalém)

''Desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita'' Lucas 1, 48

___________________________________________________________________________________

Esta postagem tem por objetivo responder as dúvidas e objeções que se podem criar com uma outra postagem chamada: ''A Virgem Maria é onipresente?''


O que está em azul é a resposta às objeções.


O texto abaixo foi retirado do link:  

Pois bem, vamos responder por parte!

___________________________________________________________________________________
 
Em primeiro lugar, avalio que esse texto prestou um desserviço à fé de milhões de católicos devotos de milhares de “outros” santos. Assim procedeu ao dizer que os santos que ainda não ressuscitaram, com exceção de Maria, não possuem a capacidade de ouvir as rezas que lhe são dirigidas. Esses devotos ficariam tristes se conhecessem na íntegra o pensamento do referido sacerdote. Ao contrário, em seu catecismo, a Igreja Católica assegura que “todos os santos” estão aptos a receber petições”: “Podemos e devemos pedir-lhes que intercedam por nós e pelo mundo inteiro”(Catecismo da Igreja Católica, art. 3, “Guias para Oração”, questão 2683).

Resposta: A Igreja sempre disse que somente Jesus e a Virgem Maria estão no céu de corpo e alma, os outros Santos estão somente de alma, e os fiéis católicos sabem disso. Então não foi prestado um desserviço coisa nenhuma! Todos os fiéis católicos que têm convicção da sua fé Católica, sabem que os outros Santos podem interceder mesmo estando em Deus somente de alma. Responda-me, em que parte da postagem diz que somente a Virgem Santíssima pode ouvir as orações dos fiéis. Ele diz que a Virgem Maria tem uma presença no mundo diferenciada de outros santos, por ter essa missão especial, que os outros Santos não têm. Não fui eu nem o senhor que trouxe Jesus ao mundo. Deus deu esse privilégio a Ela, e então nós devemos só acatar, aceitar a vontade divina, aceitar que Ele quis se fazer pequeno no ventre de uma mulher, aceitar que ele quis ser submisso a uma mulher humana. Se o senhor quiser se aprofundar no tema da Intercessão dos Santos procure no meu blog uma postagem chamada: ‘’Por que nós católicos rezamos para os santos, sendo que na Sagrada Escritura está claro que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (I Timóteo 2, 5)?’’ e aprenda mais. 

___________________________________________________________________________________


Segundo o texto, esses “outros” santos estariam em situação deficitária com relação à Maria, pelo seguinte motivo: eles não estão de corpo e alma, isto é, não ressuscitaram; no céu estão apenas suas almas. Esse ensino é doutrina da Igreja Católica ou se trata de uma avaliação particular?

Resposta:
A Igreja crê no seguinte:
‘‘A imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”
Veja, nesse dogma diz: ‘’terminado o curso da vida terrestre’’, não diz se ela morreu e ressuscitou, se ela subiu direto sem passar pela morte. Mas vejamos, nós temos uma tradição antiquíssima que a Virgem Maria teve uma morte suave, ou seja, uma dormição.
Nós cremos que ela está ressuscitada junto de Deus, com um corpo Glorioso, pois em Apocalipse 12 Ela aparece ‘’revestida do Sol, a Lua debaixo os seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas’’ ou seja, revestida de Sol quer dizer que Ela é revestida de Deus, a lua simboliza que Ela pisou em cima da morte e a coroa simboliza que ela é Rainha.
O senhor pergunta se é um ensino da Igreja que os santos estão no céu somente de Alma. Sim, é verdade! Porém, como eu já disse: somente a Nosso Senhor e a Virgem Maria estão no céu de corpo e alma, com um corpo glorioso.  
Assim nos ensina o Catecismo da Igreja Católica no número 966:
''A Assunção da santíssima Virgem é uma singular participação na ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos.''

___________________________________________________________________________________

O texto afirma mais de uma vez que “Maria, estando em Deus...”. Ora, essa não é uma condição especialíssima. TODOS os filhos de Deus constituem o corpo de Cristo, isto é, a Igreja: “Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular” (Jo 1.12; 1 Co 12.27; Ef 4.12; Cl 1.24). 

Resposta: A postagem deixa muito claro, o que é essa condição especialíssima. Sim, ela faz parte do Corpo de Cristo. Mas não é somente isso que a coloca em condição especial. Ela é Mãe da Igreja, paradoxalmente. Pois se Ela é Mãe da Cabeça da Igreja, ela também é Mãe do Corpo, pois a Igreja é a continuação do Mistério da Encarnação de Cristo ao longo dos séculos, mas, Maria é Mãe da Igreja, porque o ponto de partida é que ela é Mãe de Jesus Cristo. 
Assim nos ensina o Catecismo no número 487: ''O que a fé católica crê, a respeito de Maria, funda-se no que crê a respeito de Cristo. Mas o que a mesma fé ensina sobre Maria esclarece, por sua vez, a sua fé em Cristo.''
Quando uma pessoa está se tornando santa, ela está se tornando cada vez mais membra do Corpo de Cristo, ela está sendo gerada no ventre da Virgem Maria, misteriosamente. Então o que torna ela em condição especial é que é no ventre dela que o Corpo de Cristo (a Igreja) é gerado, de forma misteriosa. A postagem deixa bem claro que Deus é coerente no seu projeto de salvação: foi um designo de Deus que fosse por meio de Maria que Jesus viesse ao mundo, <<e esse designo divino se mantém ainda hoje, pois ele é Deus e não muda nem nos Seus sentimentos nem na sua conduta (Rm 11, 29)>> Então, a Virgem Maria deve ter uma presença diferenciada de outros Santos para exercer sua missão no mundo, assim nessa presença, ela ouve os nossos pedidos, mesmo que por exemplo, uma pessoa esteja rezando em Roma, outra no Brasil, outra no México, outra em Cuba, etc. É pelo o fato de ela estar em Deus, por graça - não por natureza - que permite ela realizar sua missão em todo o mundo. Isso está claríssimo.

___________________________________________________________________________________


O que o texto asseverou sobre a situação deficitária dos santos que não ressuscitaram, que estão apenas “em alma” no céu, está em confronto com o ensino de sua Igreja. Vejam: “No Céu, nossos irmãos santos intercedem por nós (2Mc 5, 4), conforme página abaixo: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/dout/lv01/28.htm “A eles devemos rezar, pedindo-lhes proteção”. 


Resposta: Essa postagem não está em confronto com o ensino da Igreja! A Igreja crê que os Santos intercedem por nós somente de alma. 
Mas o que coloca a Virgem Maria em situação deficitária é que ela está no céu, em Deus de corpo e alma e que todas as graças que nós recebemos, a Santíssima Virgem está implicada nesse processo, pois Deus, Nosso Senhor é coerente no seu projeto de Salvação, assim como Ele utilizou a Virgem Santíssima para trazer a Graça ao mundo, que é Jesus Cristo, então ele continua se servindo dela. A prova de que Deus continua utilizar a Virgem Maria são os 2.000 anos de história de Cristianismo. Veja como os primeiros cristãos tinham Devoção a Nossa Senhora, e como eles eram honestos, deixaram ser gerados pela intercessão, carinho e proteção da Mãe de Deus. E ainda mais: ao longo da história do protestantismo, existiram protestantes honestos que viveram a verdadeira Devoção à Santa Mãe de Deus.
A Virgem faz parte dessa economia da Salvação, ou seja, de tudo isso o que Deus faz para nos salvar, pois ela tem essa missão ESPECIAL e ÚNICA na ordem na Graça. Ela é agraciada por Deus, Ele a escolheu para trazer e gerar Jesus na história. Lembre-se que gerar o Filho é característica Divina e Deus concede, por GRAÇA, isso a uma mulher. Então por causa dessa missão, a Virgem Maria tem uma presença diferenciada no mundo do que os outros Santos. Isso está claríssimo.
___________________________________________________________________________________


Estes, isto é, todos os que morreram em Cristo, fazem parte do Corpo Místico de Cristo. Na minha avaliação, a fala do sacerdote merece reavaliação.

Resposta: É evidente que todos os que morreram em Cristo, fazem parte da Igreja, pois nem a morte nos separa do amor de Cristo (Romanos 8, 38-39). Mas a Virgem Maria recebeu uma missão que nenhum outro santo recebeu, será que o senhor não entende isso? Foi no ventre da sua esposa que Jesus foi gerado? No ventre de Abraão?

___________________________________________________________________________________
 
Não me parece válida estabelecer divisão dos que estão em Cristo: os não ressuscitados, apenas “em alma”, e os que já ressuscitaram. Deus trata as almas dos mortos como pessoas, tenham ou não ressuscitado. Vejamos: 1) Afirmação de Jesus ao ladrão na cruz: “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.43); 2) “Lázaro foi levado pelos anjos para o seio de Abraão” (Lc 16.22); 3) Moisés, do qual não há relato de haver ressuscitado, conversou com Jesus na Sua transfiguração (Mt 17.2,3). Os que morrem em Cristo vão direta e imediatamente para a presença de Deus (cf. At 7.59; Fp 1.23), e permanecem nesse estado intermediário até a ressurreição. 

Resposta: Meu irmão, foi o ladrão na cruz que trouxe Jesus ao mundo? Foi Lázaro? Foi Moisés? Foi a sua igreja? 
Meu filho, é evidente que Deus não precisa de Maria. 
Assim diz São Luís Maria Grignion de Montfort: ''Com toda a Igreja confesso que Maria, não sendo mais que uma simples criatura saída das mãos do Altíssimo, é menor que um átomo, ou antes, não é nada em comparação com a sua majestade infinita, visto que só Deus é “Aquele que é” (Ex 3,14). Por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente e bastando-se a si mesmo, não teve nem tem absoluta necessidade da Santíssima Virgem para o cumprimento dos Seus desígnios e para a manifestação da sua glória. Bastalhe querer para tudo fazer. Mas, Ele quis precisar - continua São Luís - No entanto, supostas as coisas como são, tendo Deus querido começar e acabar as suas maiores obras pela Virgem Santíssima depois de a formar, digo que é de crer que não mudará de procedimento em todos os séculos (Rm 11, 29). Ele é Deus e não muda nem nos Seus sentimentos nem na sua conduta''. 
Repare que TUDO em relação a Virgem Maria existe uma contradição, a palavra certa é paradoxo, pois ao mesmo tempo que ela é criatura de Deus, ela tem privilégios - então tudo aquilo que a gente diz a respeito das criaturas, nós podemos dizer aquilo que é o estado normal das criaturas, nós podemos dizer de Maria - mas ao mesmo tempo ela tem privilégios, que a coloca numa situação de aparente contradição, uma situação paradoxal.
Maria, recebeu de Deus, uma realidade privilegiada. Deus Pai, lá na eternidade, gera o Filho eternamente, ou seja, na Trindade, desde toda a eternidade, o Pai sempre existiu, o Filho sempre existiu, o Espírito Santo sempre existiu, mas o Pai gera o Filho. Acontece que esse gerar o Filho, que é característica própria, única de Deus Pai, Deus quis dar a Maria privilegiadamente. Então, assim como o Pai gera o Filho na eternidade, na história, Deus concedeu a uma mulher fazer algo que é próprio de Deus: gerar o Filho. Jesus foi gerado no ventre da Virgem Maria, é claro que foi gerado por Deus Pai, mas também tinha Maria como Mãe. Ela participou dessa geração.
Vejamos mais realidades em Maria que a coloca em situação de aparente contradição:
A Virgem Maria é submissa a Nosso Senhor (Lucas 1, 38) e Nosso Senhor é submisso a Virgem Maria (Lucas 2, 51), ou seja, Maria é escrava do Senhor e ao mesmo tempo, Senhora.
A Virgem Maria é filha de Deus e Mãe de Deus (Lucas 1, 43)
A Virgem Maria é membra da Igreja e é Mãe da Igreja, pois se Ela é Mãe da Cabeça, é também Mãe do Corpo.
A Virgem Maria é grandiosa na ordem da Graça e na história da Salvação, e essas Glórias que Maria recebe não foi eu que dei, foi Deus! Mostre-me uma criatura que tenha gerado o Filho de Deus neste mundo, e então, eu darei a mesma honra que dou a Virgem Maria, como esta criatura não existe, então nenhuma criatura tem a honra que Maria merece. Jesus poderia ter vindo ao mundo numa espaço-nave, ter brotado da grama, como os cogumelos, mas Ele não escolheu esses caminhos! O caminho, o meio que Deus escolheu foi uma Virgem ''e o nome da Virgem era Maria'' (Lucas 1, 27). Foi uma eleição de Deus!
Por causa da missão que Ela tem, ela precisa ter uma presença diferenciada. Ela traz Jesus ao mundo no seu Corpo Eucarístico, traz Jesus no seu Corpo Místico, que é a Igreja, então por isso, Ela deve ter uma presença maior do que os outros santos. Isso está claríssimo.

___________________________________________________________________________________

Considero também improvável que a Igreja Católica tenha recebido uma revelação divina afirmando a ressurreição de Maria. A Bíblia nada revela sobre o assunto. Revelações e experiências individuais não servem como doutrina. A Palavra de Deus afirma que, na vinda do Senhor Jesus, todos os santos que morreram em Cristo ressuscitarão e os que estiverem vivos serão arrebatados (1 Ts 4.16-17). 

Resposta: Em breve, vou fazer uma postagem falando sobre a Assunção de Nossa Senhora

E aprenda, desde já, algo sobre a Assunção da Virgem Santíssima.

 __________________________________________________________________________________

Não me parecem ajustadas com a Bíblia as declarações do segundo parágrafo, segundo as quais a Santa Maria faz parte de todo o processo de salvação, que ela continua gerando Jesus na história, e outras coisas mais. Tais afirmações não possuem apoio bíblico. A graça divina da salvação é derramada sobre aquele que crê (Jo 3.18; Ef 2.8; Rm 10.9).

Resposta: Em breve, vou fazer uma postagem falando sobre a Devoção à Santissima Virgem Maria.

__________________________________________________________________________________ 

Ao mesmo tempo em que ele declara que Maria não é onipresente – e não poderia ser, pois a onipresente, onipotência, onisciência são atributos específicos da divindade -, diz que, apesar disso, a ela é concedida a graça de ser onipresente. Com todo respeito, apesar do meu esforço não entendi esse arrazoado.

Resposta: Ela foi encarregada por Deus - não porque Ela quis, mas por GRAÇA de Deus - para que fosse no ventre dela que Jesus fosse gerado e para que Jesus viesse ao mundo. Foi um privilégio que Deus deu a Maria. Se Deus não muda, ele continua se servindo de Maria. Se Jesus se fez carne no ventre de Maria, então Jesus só vai se fazer carne na nossa vida no ventre de Maria, até que um dia poderemos dizer com São Paulo: ''Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim'' Gálatas 2, 20 e é assim que o Cristo Total, que é a Igreja, é gerado em nós, para que nós possamos ser totalmente o Cristo e a Devoção à Virgem Maria faz parte dessa geração
É monstruoso aceitar que de uma mulher só nasceu a cabeça e o corpo não. É isso que os protestantes acham: que Jesus nasceu de Maria eles aceitam, mas o Corpo que é a Igreja não.
Então, por causa dessa missão que Maria recebeu, Ela precisa ter uma presença em todo o mundo, mas não por natureza e conquista, mas por Graça. Não sei se você entende isso. <<Deus concede a ela, que ela possa exercer a sua missão em todo mundo>>
Em breve, vou aprofundar esse tema no meu blog, quando eu falar sobre a Devoção à Nossa Senhora. Aguardem!
__________________________________________________________________________________ 
Ela não pode ser onipresente apenas pelo fato de ser participante do Corpo Místico de Cristo, do qual todos os crentes participam. Logo, todos seriam onipresentes. Ela não é onipresente por haver ressuscitado, como diz a Igreja Católica. Assim fosse, no final dos tempos, todos os santos ressuscitados receberiam igual graça.

Resposta: Já está claro que Deus escolheu e privilegiou a Virgem Maria, e nenhuma outra criatura.

 __________________________________________________________________________________

Em nenhuma parte da Bíblia está escrito que a Santa Maria recebeu graça especial para continuar trazendo Jesus ao mundo. Ela foi agraciada com a divina missão de ser escolhida por Deus para que o Filho se fizesse homem no seu ventre, de forma sobrenatural. 

Resposta: Como eu já disse, vou tratar desse assunto quando eu falar sobre a Devoção à Virgem Maria.

___________________________________________________________________________________

Eu convido a todos que leiam um livro chamado:

<<Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria de São Luís Maria Grignion de Montfort>>

No meu blog tem um link para esse livro, que está na internet em versão PDF

Leia esse livro, e começe a entender quem é realmente a Virgem Maria e por que devemos ter tamanha veneração e devoção à esta Mulher.
___________________________________________________________________________________



''Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio
ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.''


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário que contenha: insultos; palavrões; blasfêmias; propagandas heréticas; ou qualquer coisa que venha a ofender/denegrir a Fé Católica e a Igreja, há de ser apagado. Porém, se você, leitor, quiser fazer uma pergunta, pode fazer.

Pesquisar neste Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...